Palmeira

[Palmeira%20dos%20Índios][bsummary]

Viagens

[Viagems][bleft]

Vídeos

[Vídeos][twocolumns]

Curiosidades

[Curiosidades][bsummary]

O Cinquentenario de Padre Dâmaso

 
É natural que ao longo de nossas vidas, caros leitores, por elas passem, permanecendo para sempre em nossas lembranças, fixando-se de forma indelével em nossa memória figuras que se tornam envolvidas pela aura imorredora do carisma que as envolve e que era, na realidade, o poder, a autoridade, o fascínio que delas emanava pela beleza interior plena do magnetismo dos bons, dos generosos, dos dignos, dos fortes.
Assim era ele! Mas quem era ele? Um alagoano aqui esquecido. em Pernambuco, lembrado, amado, cultuado. Mas quem era ele? Simplesmente e primeiramente um grande cidadão, amante coerente na luta pela defesa dos injustiçados e excluídos.
Corajoso, firme, veemente, suava, terno, brincalhão. Era também um homem bonito. Muito bonito. Mas bonito ficava ao falar. Inteligente, culto, brilhante. Falava com igual desenvoltura o Português dos eruditos assim como o Português de sabor popular. "Brincava" com os dois por possuir domìnio da língua, mas caso a situação o exigisse, não perdoava quem zombasse dos que não tinham encontrado oportunidade para manejá-la segundo as regras.
Quando faleceu em 29 de julho de 1964, tinha eu 18 anos. Foi o tempo suficiente para que eu o conhecesse, admirasse, respeitasse e hoje possa afirmar: amasse. Mas quem foi ele, insisto? Ele foi um fulgurante membro da Igreja Católica alagoana, a serviço do clero pernambucano, com amplo e sólido conhecimento e visão critica da história política e social da Região, do país do mundo. Ordenado Padre em Olinda, Professor de Latim, Português e Francês, percorre a Europa e poderia ter galgado altos postos quer na hierarquia eclesiástica, que no cenário político nacional. Vivo fosse o professor Medeiros Neto em cujas mãos depositou cargos e mandatos políticos, recusando-os e certamente ele discorreria com respeito e grande apreço sobre seu amigo. 
Nádia Fernanda Maia de Amorim-Gazeta de Alagoas. Sábado 02/08/2014

Nenhum comentário:

Vídeos da Web