Palmeira

[Palmeira%20dos%20Índios][bsummary]

Viagens

[Viagems][bleft]

Vídeos

[Vídeos][twocolumns]

Curiosidades

[Curiosidades][bsummary]

Conheça os inventores brasileiros que mudaram o mundo


Neste artigo irei mostrar para vocês os inventores brasileiros que você provavelmente não conhece, mas que mudaram o mundo. A seguir um top 13 dos inventores brasileiros:


01. O avião

1

Este e Santos Dumont, o inventor do avião. Apesar de o mundo cair na história de que os irmãos americanos Orville e Willbur Wright inventaram o avião, a verdade é que os louros desse invento cabem mesmo a Santos Dumont, do Brasil. A dupla dos Estados Unidos realmente chegou a construir uma aeronave em 1903 (três anos anos da apresentação do 14 Bis), mas eles utilizaram uma espécie de catapulta para fazer o invento decolar.

02. O rádio


3
A pesar de o mundo acreditar que Gugliermo Marconi, tenha inventado o rádio, foi um padre brasileiro que realizou o feito, muitos anos antes, foi ele que fez as primeiras transmissões radiofônicas com a voz humana no mundo. O  nome deste ilustre brasileiro e Roberto Landell de Moura, que fez a façanha em 1894.

03. O escorredor de arroz


4
Terezinha Beatriz Alves de Andrade, foi a brasileira que inventou o escorredor de arroz. Cansada de limpar o arros da pia toda vez que ia prepará-lo, Terezinha teve em 1958 a ideia de perfurar uma panela para escorrer o arros, desa forma patenteou sua invenção, que fés muito sucesso no mundo inteiro e que ainda hoje e usado por donas de casa de todo o mundo.

04. O balão estático


5
Outro invento brasileiro de grande representatividade foi o balão estático, daqueles coloridos e enormes que as pessoas usam para se aventurar pelos céus. O responsável pela invenção, inclusive, foi outro padre, Bartolomeu de Gusmão, que se mudou para Portugal no início do século 18. Em 1709 Bartolomeu criou a "Passarola" e apresentou a corte portuguesa que se impressionou com o aparelho.

05. Cartão telefônico


8
Mesmo que nos dias de hoje não seja muito usado, o cartão telefônico fez muito sucesso na sua época, e foi um brasileiro que o criou. O engenheiro Nélson Guilherme Bardini teve a ideia revolucionária, em 1978, de criar um cartão feito de PVC, com um circuito elétrico em seu interior, que permitisse às pessoas ter uma espécie de créditos de ligações.

06. Walkman


12
Mas, em 1979, um rádio e toca-fitas portátil foi lançado pela Sony, revolucionando de vez o mercado de eletrônicos. O que poucos sabem é que o Walkman, como foi chamado o invento, foi criado pelo alemão Andreas Pavel, naturalizado brasileiro.
Aliás quando ele anunciou sua invenção,em 1972, o aparelho era chamado de stereobelt. Após anos de brigas judiciais, o inventor e a Sony acabaram entrando em um acordo, com a empresa reconhecendo a autoria do invento.

07. Identificador de chamadas


9
Nélio José Nicolai, em 1980, criou um aparelho que permitia identificar de onde vinha a ligação. Ele, então, deu o nome de Bina (sigla para B identifica número de A) ao seu invento, que em pouco tempo se espalhou pelo mundo. Mas, hoje em dia, sua preocupação já não são as chamadas anônimas e sim sua briga na justiça, para receber a parte que lhe cabe do lucro que as empresas telefônicas conseguiram sobre sua invenção.

08. Abreugrafia


2
A descoberta da tecnologia foi feita pelo médico Manuel de Abreu, que pesquisou durante muitos anos uma forma de captar a imagem de órgãos do corpo humano. Em 1936, quando ele finalmente conseguiu usar chapas radiográficas para “fotografar” os pulmões. Isso, aliás, possibilitou que o diagnóstico de doenças como a tuberculose fosse muito mais rápido.

09. Urna Eletrônica


7
Foi um juiz eleitoral de Santa Catarina, chamado Carlos Prudêncio, que decidiu investir – ainda na década de 80 – na criação de uma urna de votação eletrônica. Contou com a ajuda do irmão, um empresário da área de informática, para desenvolver o aparelho, que foi utilizado pela primeira vez, de forma experimental, em 1989. 

10. Painel Eletrônico


invencoes brasileiras 2

A placa luminosa dos estádios só podia ser brasileira, não? O produto foi patenteado em 1996 pelo cearense Carlos Eduardo Lamboglia. A estreia do produto ocorreu dois anos depois, na Copa da França, sendo hoje indispensável em competições de inúmeros esportes. Certamente, também é usado com outras finalidades.

11. Coração Artificial


DR ARON JOSE PARIN DE ANDRADE - FUNDAÇÃO ADIB JATENE - SP SP 270412
A criação do coração artificial é do engenheiro mecânico brasileiro Aron de Andrade, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (SP). Inventado em 2000, o órgão artificial é ligado ao natural e alimentado por um motor elétrico. Antes desse desenvolvimento, havia um procedimento no qual o coração natural tinha que ser retirado na operação e substituído pelo artificial – que não durava muito tempo. No molde brasileiro, porém, nada é extraído. De acordo com Andrade, as vantagens desse padrão são muitas, como tornar a própria cirurgia bem mais simples.

12. A maquina de escrever


Mais uma vez, foi um, padre brasileiro que inventou a maquina de escrever. Como no caso do avião, essa grande invenção é reivindicada por muitos países, incluindo Brasil, Estados Unidos, França, Inglaterra e Itália. Por aqui, a criação de um dispositivo mecânico de escrita é atribuída ao padre Francisco João de Azevedo, nascido na Paraíba do Norte (atual João Pessoa) em 1827. Professor de matemática e integrante de uma família de mecânicos, ele construiu um modelo que foi apresentado na Exposição Agrícola e Industrial de Pernambuco em 1861 e na Exposição Nacional do Rio de Janeiro no mesmo ano.

13. Orelhão


invencoes brasileiras 3
Criado em 1970 pela designer Chu Ming Silveira, chinesa naturalizada brasileira, o primeiro orelhão do país foi colocado na Rua Sete de Abril, em São Paulo. Em 1972, gradualmente, os orelhões passaram a ser implantados por todos os estados. Essa invenção é agora encontrada em vários países da América Latina, além da China.

Nenhum comentário:

Vídeos da Web