Palmeira

[Palmeira%20dos%20Índios][bsummary]

Viagens

[Viagems][bleft]

Vídeos

[Vídeos][twocolumns]

Curiosidades

[Curiosidades][bsummary]

Curiosidades de Palmeira dos Índios


Neste artigo, iremos mostrar algumas curiosidades do dia a dia do palmeirense que ele nem percebe. Uma delas é o termo Palmeirense, que na verdade está errado. Veja bem, o nome de nossa cidade é Palmeira, seguido por índios que no gentílico não é representado, o certo seria "Palmeirinense".
Outra interessante curiosidade se localiza na praça do açude, mais especificamente na índia do chafariz, onde  os mais observadores já devem ter percebido que a estatua da índia representada não é tipicamente uma índia brasileira, mas sim uma índia norte americana. Pois o cocar do índio brasileiro é geralmente mais preenchido por penas que o norte americano.

Outro ponto curioso que não poderia faltar e a história do teleférico do Cristo, foi inaugurado em setembro de 1996, e funcionou até o início de 1997. O fato é o seguinte o teleférico só funcionou no dia de sua inauguração,
O teleférico tinha todas as licenças dos órgãos responsáveis, inclusive do CREA, o Conselho Regional de Engenharia.Houveram inúmeros testes de segurança. O próprio sistema de segurança do teleférico foi trazido de fora do estado, e era o mais moderno sistema para aquela época.
É o teleférico funcionando era um sucesso.

Houveram duas tentativas de construir o telefórico, a primeira ocorreu em 1989/1990. A obra não tinha sido concluída e o novo prefeito que assumiu fez desaparecer os cabos e outros equipamentos já adquiridos.
Este já é muito famoso. Ao dizer que palmeira e a princesa do sertão está errado pois palmeira não se localiza no sertão é sim no agreste alagoano, a forma correta de pronuncia da frase seria "Princesa do Agreste".
Outro fato curioso é que o escritor Graciliano Ramos não nasceu em palmeira e sim em Quebrângulo. Mais passou boa parte da vida em nosso município.

Também sobre Graciliano. Graciliano não terminou seu mandato de prefeito em nosso município, pois foi deposto e preso.
A maria fumaça na praça do Museu Xucurus, ao contrario do que muitos pensam não é uma replica, na verdade ela foi doada pela usina capricho para o seu acervo, antes o instrumento transportava cana de açúcar.

O menor homem do mundo. No acervo do museu xucurus existe uma área dedicada ao menor homem do mundo. A história conta que Manoel Antônio da Silva nascido no Povoado de Gavião, hoje Povoado Santo Antônio, em 1943, Manoel Antônio da Silva, era filho de João Antônio da Silva e Mercedes Maria da conceição.Foi criado com José Ferreira Mendes (Preto), famoso barbeiro do município e batizado no dia 23 de outubro de 1943.

Na realidade Manesinho não era um anão, era um homem em miniatura. Seus membros eram proporcionais, nada atrofiado ou desconforme.


Ao contrario do anterior este e o maior homem do Brasil. Seu record foi batido por outro brasileiro, mas sua história ficou marcada. O estudante José Cristóvão da Silva, que tem 22 anos e 2,23 metros de altura.

Estas foram algumas curiosidades sobre Palmeira dos Índios, deixe seu comentário logo abaixo, e veja outros artigos.

OBS.:

Os créditos da historia do teleférico são dados a Lucas Ribeiro.

Nenhum comentário:

Vídeos da Web