Palmeira

[Palmeira%20dos%20Índios][bsummary]

Viagens

[Viagems][bleft]

Vídeos

[Vídeos][twocolumns]

Curiosidades

[Curiosidades][bsummary]

Festas Juninas, um show de tradição

Origem das Festas Juninas


São varias as explicações para o surgimento das Festas Juninas. O termo Festas Juninas se origina, em relação às festividades que ocorrem no mês de Junho. As festividades que ocorrem neste mês tem origem nos países da Europa, em que homenageavam a São João, no início era chamada de Joanina.


Estas festas foram trazidas para o Brasil ainda no Período Colonial.


Vários países influenciaram as diversas atividades que são comemoradas nas festividades. A China influenciou nos fogos de artifício, a França influenciou em muitas danças, o Brasil com as típicas Quadrilhas.

No Brasil


Todos estes elementos culturais, com o passar do tempo foram se misturando entre indígenas, afro-brasileiros e imigrantes, formando práticas diferenciadas para cada região.


A região em que estas festividades ganham uma grande expressão no Brasil e a região Nordeste, com as várias homenagens aos três santos: São João, São Pedro e Santo Antônio.

Tradições


As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

Nenhum comentário:

Vídeos da Web