Palmeira

[Palmeira%20dos%20Índios][bsummary]

Viagens

[Viagems][bleft]

Vídeos

[Vídeos][twocolumns]

Curiosidades

[Curiosidades][bsummary]

Mais de 900 rádios em todo o país migrarão de AM para FM


O ano de 2016 vai ser um ano feliz para as emissoras de rádio de todo o pais. É que as estações de rádio que transmitem na frequência AM, terão que migrar para o FM, que por sinal tem uma qualidade de som muito melhor que a AM.

Por incrível que pareca, isto tem a ver com a TV Digital; a frequência FM é a mesma da TV(Isso explica os eventuais momentos que ouvimos rádio na TV), como muitas emissoras de TV estão migrando para o sinal Digital, existira mais espaço para as rádios operarem, assim muitas rádios que ainda operavam primitivamente no AM poderão finalmente se modernizar com a FM.

O processo de migração das rádios AM para a faixa de FM teve um grande avanço, neste ano de 2015, com a definição dos valores que cada emissora terá de pagar para fazer a mudança.

Os valores variam de R$ 8,4 mil até R$ 4,4 milhões. A tabela elaborada pelo Ministério das Comunicações (MC) foi feita com base em critérios como índices econômicos, sociais e população do município em que a rádio está localizada, além do alcance. Para fazer a alteração, os radiodifusores terão de arcar com os custos referentes à diferença entre as outorgas de AM e de FM. Além disso, será necessário adquirir equipamentos para a transmissão do novo sinal.

A mudança é de extrema importância, pois as rádios AM, tem enfrentado grandes baixas de audiência, devido a problemas na transmissão de seu conteúdo. Motivos como não poderem ser sintonizadas por dispositivos móveis, como celulares e tablets onde a preferencia é o FM.

Com informações do Portal Brasil

Vídeos da Web