Palmeira

[Palmeira%20dos%20Índios][bsummary]

Viagens

[Viagems][bleft]

Vídeos

[Vídeos][twocolumns]

Curiosidades

[Curiosidades][bsummary]

O primeiro site do mundo acaba de completar 25 anos

Em 20 de dezembro de 1990, Tim Berners-Lee, um cientista do centro de pesquisa CERN, na Suíça, fez o primeiro site do mundo. Hospedado pela World Wide Web (de onde o “www” vem), no computador NeXT de Berners-Lee, o local foi usado internamente por cientistas do CERN até que todo o servidor foi aberto a qualquer pessoa com uma conexão à Internet em agosto de 1991. Atualmente existem mais de 4 bilhões de páginas da web e um pouco menos de um bilhão de domínios.

O site em si é como um guia de ajuda – ele diz como acessar documentos de outras pessoas e como configurar seu próprio servidor. Em 2013, o CERN fez um esforço para o site voltar ao seu endereço original, e para visitá-lo basta clicar aqui. Como Berners-Lee explicou na sua proposta inicial para o projeto World Wide Web, a clareza das palavras era mais importante do que gráficos extravagantes. “Neste projeto, nós nos concentramos em um público de leitores para textos, em vez de gráficos “, disse ele.

Talvez você não saiba, mas o primeiro motor de busca do mundo é o Aliweb, que foi produzido por Martijn Koster no CERN em 1993. Isso permitiu que os usuários da web indexassem seus sites através de palavras-chave e descrições escritas, ele nunca realmente ‘fez sucesso’, mas ainda você pode acessá-lo clicando aqui.

Traduzido por Climatologia Geográfica, Artigo de Science Alert

Vídeos da Web