Palmeira

[Palmeira%20dos%20Índios][bsummary]

Viagens

[Viagems][bleft]

Vídeos

[Vídeos][twocolumns]

Curiosidades

[Curiosidades][bsummary]

Casa Museu Graciliano Ramos



A casa museu Graciliano Ramos é um dos dois museus de Palmeira dos Índios. Foi nela onde morou o romancista que da nome ao museu.

Existe um rico acervo que fez parte da historia do escritor, roupas, fotos, livros, entre outros. Você pode encontrar as versões originas de varias obras do escritos, como Caetés, Vidas Secas, Viventes das Alagoas, e muitos outros.

Nela também existe uma sala dedicada ao filme Vidas Secas, com vários objetos que foram usados no longa metragem de 1963.

Logo na entrada encontramos uma Maquina de Escrever, comprada pelo escritor em 1920, que foi usada pelo romancista, além de relíquias, como um tinteiro usado pelo mesmo. Também encontramos no museu uma escultura feita pelo escultor  Honório Peçanha, em homenagem ao romance de mais sucesso do escritos, “Vidas Secas”.

No museu encontramos o retrato de Graciliano Ramos, feito por Cândido Portinari, que foi presente do pintor ao escritor.

O escritor e romancista Graciliano Ramos nasceu em Quebrangulo, Alagoas. Iniciou seus estudos em Maceió, mas naquela época, não cursou nenhuma faculdade. Veio a Palmeira dos Índios, onde foi Prefeito, e onde escreveu seu primeiro livro, Caetés.

A cozinha da residência foi bem preservada, tendo ainda o típico forno a lenha, panelas e vasos de barro, a mesa original da casa e um ferro de passar a lenha.

Nos fundos do museu existe o auditório Graciliano Ramos, lá são realizadas pesas teatrais, além de exibições de filmes e palestras. O auditório esta sofrendo com o abandono, mas segundo os responsáveis do museu o lugar será reformado.

Nenhum comentário:

Vídeos da Web