Palmeira

[Palmeira%20dos%20Índios][bsummary]

Viagens

[Viagems][bleft]

Vídeos

[Vídeos][twocolumns]

Curiosidades

[Curiosidades][bsummary]

Lágrimas de Tintin e hastag #JesuisBruxelles dominam redes sociais


O Mamfonline já adotou na nossa logo

As lágrimas de Tintin e as hashtag #JesuisBruxelles ou #PrayforBelgium (Orem pela Bélgica) refletiam a onda de solidariedade no mundo causada pelos atentados de Bruxelas, especialmente na França quatro meses depois dos atentados de Paris.

Pouco depois de saberem do atentado, muitos internautas mostraram seu apoio às vítimas dos atentados e aos moradores da capital belga, em especial com a hashtag #JesuisBruxelles, seguindo o modelo de #JesuisCharlie, que se popularizou após o ataque em 7 de janeiro de 2015 na revista satírica francesa.

As hashtags relacionadas com Bruxelas, como #PrayforBelgium, foram as mais compartilhadas no Twitter ao fim desta manhã.

Em Bruxelas, onde os transportes públicos foram fechados, os internautas ofereceram abrigo a pessoas prejudicadas com o fechamento do metrô com as palavras #porteouverte, #openhouse, ou no flamenco, #ikwilhelpen (portas abertas). Nos atentados de Paris de 13 de novembro, graças a essa hastag, centenas de pessoas acolheram parisienses que não conseguiam voltar para casa.

Para expressar seu apoio aos belgas, muitos internautas escolheram o personagem Tintin, criado pelo desenhista Hergé e transformado em símbolo de Bruxelas e da Bélgica. Em uma das imagens mais compartilhadas nas redes sociais se vê Tintin e Milú chorando, extraída de uma tira de "O Lótus Azul".

O cartunista francês Joann Sfar desenhou Tintin ao triste capitão Haddock "Eu também, capitão, às vezes tenho vontade de me mudar para a lua".


O outro grande símbolo de Bruxelas, a estátua de Manneken Pis, também foi usada por internautas. O desenhista francês Nawak se inspirou na famosa estátua de bronze da criança que urina em uma bacia, para desenhá-lo urinando em cima de um terrorista.

Fontes:
NE 10

Nenhum comentário:

Vídeos da Web