Palmeira

[Palmeira%20dos%20Índios][bsummary]

Viagens

[Viagems][bleft]

Vídeos

[Vídeos][twocolumns]

Curiosidades

[Curiosidades][bsummary]

Voo do 14-Bis reabre disputa com estadunidenses

A abertura dos Jogos Olímpicos é um evento exibido em todo o Mundo, dessa forma o país que tem o privilegio de produzi-la pode mostrar ao Mundo sua Cultura, seus costumes e sua Historia, destruindo assim estereótipos que podem existir sobre cada país.

No caso da abertura do Rio 2016, foi seguido à risca esse argumento, mostrando que o Brasil não é apenas uns país exótico e atrasado, mas sim uma grande nação que representou grandes avanços na historia mundial. O ponto que mostrou um dos mais importantes feitos foi o voo do 14-Bis de Santos Dumont, recriando uma polemica bem antiga: Quem foi o pai da aviação? 

O belíssimo voo do 14-Bis aconteceu já no início da cerimonia, representando a decolagem do avião feito de uma estrutura metálica recoberta de papel seda com o qual o inventor mineiro voou 60 metros em 23 de outubro de 1906 no Campo de Bagatelle em Paris.  

Mas muitos dos telespectadores estadunidenses reivindicaram a invenção como não sendo do inventor brasileiro, mas sim dos irmãos Wilbur e Orville Wright, que três anos antes do voo de Santos Dumont, realizaram uma decolagem com um planador tripulado, partindo de uma colina na praia de Kitty Hawk, na Carolina do Norte em 1903. Sem testemunhas que comprovassem o ocorrido.

Sendo este o motivo pelo qual até os dias de hoje não ter uma versão definitiva para o primeiro voo aceita em todo o Mundo.

O que os EUA comentaram nas redes sociais:

Um estadunidense mencionou no Twitter: "O Brasil está tirando muita onda de primeiro da aviação. Na próxima olimpíada reivindicamos a caipirinha".

O jogador de futebol-americano Trevor Spangenberg disse: "Então o Brasil acha que eles inventaram o avião? Os irmãos Wright estão olhando para baixo agora e rindo".

Outras invenções brasileiras roubadas 

O avião não é a única invenção que causa polemica com os Estados Unidos, o rádio também é uma invenção brasileira que foi roubada. O padre Landell de Moura é o brasileiro por trás dessa invenção mas que não tem o devido reconhecimento. A invenção foi patenteada por Gugliermo Marconi, mesmo sendo o padre brasileiro o responsável por anos antes em 1894 transmitir um comunicado por vários quilômetros, na cidade de São Paulo, a sua invenção foi vista com desconfiança, porque muitos religiosos o acusavam de praticar feitiçarias e, por isso, o seu experimento não teve a visibilidade que merecia.

Nenhum comentário:

Vídeos da Web