Palmeira

[Palmeira%20dos%20Índios][bsummary]

Viagens

[Viagems][bleft]

Vídeos

[Vídeos][twocolumns]

Curiosidades

[Curiosidades][bsummary]

Na madrugada de hoje vai ter chuva de meteoros visíveis no Brasil


Nesse dia 20 de outubro de 2016, os céus brasileiros vão ser preenchidos por uma bela chuva de meteoros, as famosas "estrelas cadentes". O evento sera visível a olho nu.


O melhor horário para observá-la deve ser uma hora antes do amanhecer. O ápice do evento deve ocorrer as 2h da manhã. Poderão ser vistos numa quantidade de 10 a 20 meteoros a cada hora.

De onde vem?

Orionídeas recebeu esse nome por aparentar vir da constelação de Orion. Mas a origem real dos meteoros provem dos detritos do cometa Halley, que entram na atmosfera da terra. Esse fenômeno ocorre duas vezes ao ano, uma em maio e outra em outubro.
"Deve-se olhar para um pouco abaixo da constelação de Orion, onde estão as Três Marias. Essa constelação aparece no horizonte leste (direção contrária ao pôr do sol) e vai ficando mais alta com o passar do tempo. O melhor horário para observar a chuva de meteoros é cerca de 1 hora antes do amanhecer" diz o astrônomo Gustavo Rojas, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)
Algumas regiões do Brasil em que o tempo esta nublado, pode dificultar ou até impedir a observação do fenômeno. A chuva devera ser mais visível que a que ocorreu em setembro, conhecida como Perseidas.

Áreas urbanas também podem prejudicar a visão dos meteoros, por causa da luminosidade. Os interessados deverão se dirigir a áreas com menos luz urbana.   

Nenhum comentário:

Vídeos da Web