Palmeira

[Palmeira%20dos%20Índios][bsummary]

Viagens

[Viagems][bleft]

Vídeos

[Vídeos][twocolumns]

Curiosidades

[Curiosidades][bsummary]

Abertura dos Jogos Indígenas da Tribo Xucuru-Kariri


Iniciaram-se nesta ultima quarta-feira dia 14 de dezembro, na aldeia Mãe Serra do Capela, em Palmeira dos Índios, os Jogos Indígenas da tribo Xucuru Kariri. Os Jogos devem se estender até o dia 17 de dezembro. O evento é aberto ao publico, e reúne 8 aldeias, representantes do estado durante três dias.  

São 15 modalidades, como a competição de tiro de capim amargo, cabo de força, corrida de cesto, arco e flecha, zarabatana, arremesso de peteca e estilingue. Entre cada modalidade, as respectivas aldeias apresentam, seus rituais característicos.
A abertura dos jogos aconteceu as 18h do dia 14, e reuniu vários rituais e danças. No dia 15, foram realizadas várias atividades, como disputas de peteca, cabo de força e uma roda de conversa sobre a importância da presença do índio na universidade, mediada por três integrantes da tribo Xucuru Kariri e alunas da Universidade de Brasília (UnB). 

Com a apoio do Governo de Alagoas, até a próxima sexta-feira (16), cerca de trezentos índios de oito etnias participam dos jogos, na aldeia Mãe Serra do Capela, em Palmeira dos Índios.


Fontes: Agencia Alagoas

Onde fica:

Nenhum comentário:

Vídeos da Web