Palmeira

[Palmeira%20dos%20Índios][bsummary]

Viagens

[Viagems][bleft]

Vídeos

[Vídeos][twocolumns]

Curiosidades

[Curiosidades][bsummary]

Entenda a falta de água em Palmeira dos Índios

Toda vez que abrimos uma torneira em Palmeira dos Índios, ou em qualquer outra cidade alagoana, não temos certeza do que vai sair dela, pode ser água, pode não sair nada ou simplesmente o que sair não tem qualidade para o consumo. 

Mas de quem é a responsabilidade da gestão de água em nossa cidade? É da prefeitura? É da companhia de abastecimento? É do povo? Todos têm a responsabilidade de gerenciar, de forma adequada a água que nos consumimos. Para a maioria dos palmeirenses, o importante é simplesmente ter alguma coisa saindo das torneiras, não se importa de onde vem, muito menos para onde vai. 

Para a prefeitura, o importante é que a água esteja disponível para toda a cidade. Para a companhia de abastecimento, o importante é ter a quem cobrar no fim do mês. Nenhuma dessas partes se importam com as possíveis perdas que a natureza pode sofrer, o importante é encontrar e consumir toda a água, e quando acabar, procurar outro lugar para explorar. 

Temos dois reservatórios que abastecem Palmeira dos Índios, a Carangueja e o Bálsamo, quando a Carangueja secou, passamos a explorar o reservatório do Bálsamo com maior intensidade. Mas para onde foi a água da Carangueja? A resposta parece obvia. Mas nos consumimos toda essa água? Obviamente que não, boa parte dela transforma-se em esgoto que é despejado em rios ou açudes, e outra parte dessa água evaporou na própria Carangueja, por falta de vegetação nativa em seu entorno. 

Já o Bálsamo, nossa nova alternativa, tem vegetação ao seu redor, e uma boa quantidade de água para nos abastecer. E provavelmente vai se repetir o mesmo ciclo, encontra, explora, acaba, isso repetidamente até não ter mais alternativas. 

Por que não ter um sistema de tratamento de esgoto. Que com certeza iria diminuir muito o desperdício de água, e até iria complementar o abastecimento, pois a maior parte da água retirada dos reservatórios seria tratada, e poderia votar ao mesmo reservatório.

Nenhum comentário:

Vídeos da Web