Palmeira

[Palmeira%20dos%20Índios][bsummary]

Viagens

[Viagems][bleft]

Vídeos

[Vídeos][twocolumns]

Curiosidades

[Curiosidades][bsummary]

9 RESTAURAÇÕES QUE NÃO DERAM CERTO

A restauração é um trabalho que exige criatividade e muita atenção. Qualquer movimento errado pode danificar permanentemente qualquer obra de arte. Infelizmente os erros são inevitáveis.

Nossa equipe reuniu alguns trabalhos de restauração que deram um pouco errado. 

Afresco danificado

 © Elías García Martínez/Cecilia Giménez  
Um dos casos mais conhecidos de obras de arte danificadas após uma restauração aconteceu na Espanha. Cecilia Jimenez de 80 anos se ofereceu para restaurar um afresco com a imagem de Jesus, em uma catedral local. Por algum motivo o resultado foi bem diferente do original.

Cecilia pode ter feito um mau para a arte, mas por outro lado a catedral que abriga a pintura ficou muito famosa após esse feito.

Personagens de afrescos que ficaram sem olhos

© wikipedia 
A restauração das pinturas da Capela Sixtina foi a mais importante obra do século XX. No entanto muitos especialistas afirmam que ela fracassou por completo.

Quando os restauradores limparam as impurezas nas telas, acabaram danificando a camada superior das mesmas, confeccionadas por Michelangelo. Como resultado alguns personagens ficaram sem olhos.

As fantasias de Berlusconi

© Remo Casilli/reuters  
Em 2010, o primeiro ministro da Itália,  Silvio Berlusconi, instalou em sua residência duas estatuas de Marte e Vênus, datadas de 175 dC. As peças foram encontradas com alguns membros quebrados.

Berlusconi providenciou a restauração das estatuas. A primeira vista os restauradores fizeram um bom trabalho, porem historiadores criticam a restauração, pois a consideram um vandalismo. Não se sabe como as peças eram originalmente.

Pintura descolorizada

© wikipedia  
A obra de Leonardo Da Vinci, "A Virgem e o Menino com Santa Ana", depois de uma restauração ficou mais clara. Se antes predominavam os tons mais escuros, agora a pintura focou mais colorida. Segundo os especialistas, isso vai contra a ideia original de Da Vinci.

Auguns especialistas do comité do Louvre, expressaram sua insatisfação com a restauração, renunciando seus cargos.

Lenin irreconhecível

© Bokstaz/depositphotos   © ibigdan/livejournal 
Em todas as partes da Russia podemos encontrar estatuas de Lenin. Porem os abitantes de Krai de Krasnodar, tiveram má sorte: depois da restauração, o braço de Linin focou deformado e seu rosto irreconhecível. 

O monumento já estava assim a algum tempo, porem só se tornou famoso em 2016, quando fotos chamaram a atenção da mídia. Depois disso o herói nacional foi mais uma vez restaurado, voltando com sua roupagem normal.  

A Grande Muralha da China

© Ignacio Palomo Duarte/wikipedia   © damadenegro.wordpress 
A Grande Muralha da China é uma das maiores obras arquitetônicas do Mundo, mas pouco a pouco ela vai se destruindo.  

A alguns anos, restauradores fracassaram ao tentarem reconstruir um dos mais belos trechos da muralha, com 780 metros de comprimento. Eles simplesmente a cobriram com uma camada de concreto.

Agora os restauradores estão em investigação. Já os trabalhos na muralha são realizados com muito mais cuidado.

O Castelo de Matrera

© ASSOCIATED PRESS/FOTOLINK   © AP/FOTOLINK 
A reconstrução da antiga fortaleza de Matrera, na Espanha ficou bastante polêmica: a torre ficou um pouco mais moderna. O objetivo do restaurador Carlos Quevado Rojas, era que a torre reaumente tivesse partes novas em contraste com velhas.

Por um lado, a respeitada sociedade de Arquitetos, Architizer, apoiou Rojas, inclusive deu um prêmio pela restauração. Por outro lado, a comunidade local não ficou satisfeita com o trabalho.

A barba de Tutankamón

© Sriom/pixabay   © AP/FOTOLINK  
Em 2014, uma funcionária do Museu do Cairo, deixou cair por acidente a mascara de Tutancâmon, que pesa 10kg, de forma a quebrar a barba do artefato. Em vez de procurar um profissional da instituição, pediu que seu marido restaura-se a peça.

Foi usada uma cola super resistente para colar a barba em um angulo completamente errado. O queixo foi raspado para retirar as imperfeições da cola, deixando arranhões. Felizmente a mascara foi mais uma vez restaurada, dessa vez da forma correta.

Um bebe com a cabeça de outra pessoa

© AP/FOTOLINK   © Marina v Stackelberg‏/twitter
A estatua da "Virgem Maria e o menino Jesus" da cidade de Sudbury, Canadá, sofreu um ato de vandalismo: o bebe foi "decapitado".

O artista Heather Wise, esculpiu uma nova cabeça, porem o resultado de seu trabalho ficou mais que bizarro, e provocou inconformidades entre os abitantes locais.

O resultado da restauração fracassada de Heather, foi positivo: a pessoa que avia roubado a cabeça original, se arrependeu e decidiu devolve-la. Agora a escultura está mais uma vez completa.
Traduzido de GENIAL.GURU

Nenhum comentário:

Vídeos da Web