Curta um Curta

[Curta um Curta][bsummary]
Anuncie Aqui

Palmeira

[Palmeira%20dos%20Índios][bsummary]

Viagens

[Viagens][bleft]

Vídeos

[Vídeos][twocolumns]

Curiosidades

[Curiosidades][bsummary]

Raridade: Quem lembra dessa moeda de 1 real!

Quem viveu no século XX sabe como eram frequentes as mudanças de dinheiro no Brasil. Reis, Cruzeiros, Cruzados, Cruzeiros novos, Cruzeiros Reais e finalmente o nosso atual Real, que já está em circulação a mais de 20 anos em nosso país.

Mesmo o Real sofreu algumas mudanças durante esses vinte anos, atualmente no ramo das moedas temos duas famílias. A primeira família do real foi emitida em 1994, e foi substituída em 1997, pela nova, mesmo assim essas moedas estão bem presentes no nosso cotidiano.

Hoje vou falar de uma raridade da primeira família de moedas do real. A moeda de 1 Real de 1994 é uma das mais raras, sendo que muitos colecionadores comprariam ela por valores até 100 vezes o da face.

Por que ela é tão rara

Foi substituída ela atual versão em 23 de dezembro de 2003, sendo que ela não tem valor comercial, ou seja, você não pode comprar nada com ela.

O motivo da substituição foi que era muito frequente a falsificação.

Características

Matéria prima: Aço Inoxidável

Anverso: À direita, a efígie representativa da República, ladeada por representação estilizada de ramo de louros. Na parte inferior, a inscrição "BRASIL".

Reverso: Inscrição indicativa de valor, ladeada por ramos de louros. Abaixo, os dísticos "real" e o correspondente ao ano de cunhagem. Obs.: Essa moeda saiu de circulação em 23 de dezembro de 2003.


Em breve mais artigos sobre antiguidades.

Um comentário:

  1. Cara quanto absurdo em sua escrita nesse post. Em primeiro lugar, o conceito de raro em numismática fala de peças que só sabem de pelo menos 100 exemplares ou pouco mais, essas moedas foram produzidas aos milhões, você encontra frequentemente sua oferta em grupos no facebook, com comerciantes numismáticos e outros meios. Segundo, o valor dessa moeda FC (Flor de Cunho, nunca circulada), está n casa dos 8 a 10 reais, nada de 100 vezes o valor. E lembre-se, apenas se a moeda estiver não circulada, nova, circulada como a da imagem, o valor cai drasticamente.

    ResponderExcluir

Anuncie Aqui