Complexo de Vira-lata: O brasileiro inferior ao resto do mundo
“Por "complexo de vira-lata" entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo” Nelson Rodrigues 1958
Não é difícil encontrar alguém que ache que o chamado “sonho americano”, é um exemplo de sociedade, e que no Brasil, nem em sonho teríamos uma sociedade aos pés do berço capitalista dos EUA. O complexo de vira-lata, é diariamente encontrado, em vários seguimentos, seja na televisão, no rádio, nos jornais e na própria sociedade.
É notório, o menosprezo dos próprios brasileiros, a si mesmos. A exemplo da “Segunda Guerra Mundial”, quando tropas brasileiras estariam se preparando para participar do conflito mundial, mas a sociedade brasileira desacreditava nessa possibilidade. O próprio presidente da república, Getúlio Vargas disse "É mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na Guerra.", em contrapartida o Brasil reaumente entrou na guerra, levou 25000 homens. A cobra fumando se tornou o símbolo da FEB- Força Expedicionária Brasileira.
Em geral, o brasileiro venera os “americanos”, acha que sinônimo de exploração espacial é NASA, que celular de qualidade é um “iPHONE”, que para ter uma vida digna tem de sair do país. Mas a maioria dos brasileiros não conhecem o próprio potencial, o Brasil tem um “Programa Espacial”, tem uma agência Espacial, nos temos ótimas fabricantes de tecnologia. Mas aquele instinto de vira-lata cega o povo, a só ver o que a de ruim no próprio país.
Eu percebo, que até mesmo nas escolas, o vira latismo é incentivado. Não vemos nos livros didáticos, um único trecho sobre o Programa Espacial Brasileiro, e nesses ambientes muitas vezes são incentivados os esteriótipos culturais. A maioria dos livros didáticos são desenvolvidos no sul ou no sudeste, e usam de pensamentos estereotipados para falar do Norte, Centro-Oeste e Nordeste.
“O Brasil é um lixo, não ganha uma copa, como ganharia uma guerra”, “Foguetes? Isso é coisa dos americanos, nós não somos capazes”, pensar assim é admitir o complexo de vira-lata, o Brasil é muito mais do que vemos na Rede Globo, na Record, no SBT, ou em tantos outros barões da mídia. Os venerados EUA, também não são verdadeiramente representados nas séries e filmes que assistimos, eles também tem problemas que não os diferenciam do Brasil.
Nenhum comentário: